Reabilitação
Pulmonar Pediátrica
Sobre a Reabilitação Pulmonar Pediátrica
A Reabilitação Pulmonar Pediátrica é a área que atende bebês e crianças. As pessoas normalmente não ouvem falar sobre a fisioterapia respiratória pediátrica até que acaba conhecendo este segmento da fisioterapia apenas quando o filho está internado no hospital.
Porém, a fisioterapia respiratória não é recomendada somente no ambiente hospitalar, podendo o seu tratamento ser realizado no domicílio, em ambulatórios ou em clínicas especializadas.
Fisioterapia Respiratória é indicada para os quadros de desconforto respiratório, cansaço, tosse, falta de ar, causado por doenças como asma, Bronquiolite e pneumonias, ou mesmo uma gripe, que ocasiona um acúmulo de secreção onde a criança não consegue expelir espontaneamente.
Além das particularidades do sistema respiratório, a predisposição genética, o clima, e a poluição do ar fazem as crianças estarem mais suscetíveis a infecções respiratórias.
Essas infecções podem gerar um acúmulo de secreções bronquiais, sendo necessário recorrer à intervenção da fisioterapia respiratória, cujo objetivo fundamental é remover as secreções, melhorar a oxigenação pulmonar e diminuir o desconforto respiratório.
Os exercícios respiratórios são compostos por técnicas manuais, posturais e cinéticas que podem ser aplicadas isoladamente ou em associação a outras técnicas com os objetivos de:
-
Evitar a internação hospitalar;
-
Melhorar o trabalho respiratório;
-
Mobilizar as secreções pulmonares;
-
Trabalhar a reexpansão pulmonar;
-
Melhorar a troca gasosa e oxigenação;
-
Minimizar ou abolir ao uso de oxigênio suplementar;
-
Aumentar força muscular respiratória;
-
Reeducar a musculatura respiratória
A prática da automedicação é extremamente prejudicial à saúde. O tratamento prescrito para uma pessoa pode não funcionar para outra. Além disso, a automedicação pode dificultar o diagnóstico preciso, principalmente na fase inicial da doença. Portanto a opinião de um especialista é sempre fundamental.