Asma
Segundo a Diretriz Brasileira do Manejo da ASMA, a "ASMA é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação do fluxo aereo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Está associado a fatores genéticos e exposição ambiental a alerginos irritantes" (IV DBMA, 2012)
A ASMA acomete os brônquios e bronquíolos (região interna do pulmão), causando inflamação crônica e alteração de suas células estruturais (SPPT, 2006)
Sua principal alteração estrutural é o espessamento (hipertrofia) das glândulas mucosas bronquicas, causando aumento da resistência da passagem de ar e levando a quadros de obstrucão expiratória (dificuldade de soltar o ar dos pulmões) (IV DBMA, 2012)
Além de alterações estruturais pulmonares, a ASMA leva alterações lesivas no sistema cardiovascular e musculoesquelético.
Acomete ambos os sexos, tendo inicio na infancia e adolescência.
Seus principais fatores de desenvolvimento é ter carga genética (ter antecedentes familiares com ASMA), exposição a alerginos inaláveis, combustão de gazes, poeira, cigarros e odores irritantes.
A ASMA é classificada conforme sua gravidade, sendo de classe leve a grave, isso conforme o número de crises recorrentes e alterações na função pulmonar.
Infelizmente a ASMA ainda apresenta alta taxa de mortalidade devido a não adesão do paciente ao tratamento e sua própria falta de conhecimento sobre a gravidade da doença.
Aqui na Clínica FiO2 Centro de Reabilitação, realizamos o protocolo de tratamento da ASMA com modernos aparelhos para treinamento aeróbio, resistido e funcional. Suplementação ventilatória com CPAP e oxigenoterapia associada ao treino. Infraestrutura moderna e aconchegante, lazer e segurança tudo em um só lugar. Venha agendar sua consulta para nos conhecermos.
A equipe FiO2 agradece sua atenção
Por Fabrício Oliveira